Depósito Legal  
 Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado

O acervo da Coleção Memória UFPR localiza-se na Biblioteca Central do SiBi/UFPR, e tem por objetivo reunir, preservar e divulgar os documentos históricos, a produção científica e institucional da UFPR, desde sua fundação até os dias atuais, seja em meio impresso ou digital (Repositório Digital Institucional).

Alunos(as) de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) na UFPR, devem fazer o depósito legal de seu trabalho de pesquisa, conforme Resolução n. 32/17-CEPE.

Trabalhos de Pós-Doutorado desenvolvidos nos Programas de Pós-Doutorado da UFPR, também podem ser depositados, caso haja interesse ou obrigatoriedade. Os procedimentos são os mesmos das Dissertações e Teses.

PROCEDIMENTOS PARA O DEPÓSITO LEGAL

Etapas para o Depósito Legal:

1. Conferir o check list dos elementos pré/pós-textuais obrigatórios de Teses e Dissertações (formato tradicional ou formato alternativo) para o Depósito Legal.

2. Solicitar a ficha catalográfica na biblioteca que atende o Programa de Pós-Graduação (
clique aqui).

3. Entregar o trabalho na Secretaria do curso do Programa de Pós-Graduação, que enviará o arquivo eletrônico/digital em PDF da Dissertação ou Tese ao SiBi/UFPR, pelo sistema SIGA.

Qualquer problema com as funcionalidades do SIGA, deve-se entrar em contato com a Equipe do SIGA (siga@ufpr.br) ou com a PRPPG (cpg@ufpr.br).

Notas:

Para trabalhos no formato de artigo científico, verificar as orientações para os autores com relação ao direito autoral (clique aqui).

Certidão Negativa de Débito: solicitar na biblioteca que atende o Programa de Pós-Graduação (clique aqui).

Caso o autor tenha interesse em divulgar os dados científicos utilizados para a elaboração da sua Dissertação ou Tese, deve acessar a Base de Dados Científicos da Universidade Federal do Paraná (BDC/UFPR), e solicitar a inclusão do endereço (DOI) na Ficha Catalográfica do seu trabalho.

Orientações:

De acordo com a Resolução n. 32/17-CEPE a cópia impressa da Tese/Dissertação não é mais exigência para o Depósito Legal no SiBi/UFPR. Fica facultado aos discentes da UFPR a doação de cópia impressa de sua Tese ou Dissertação na Biblioteca Central, desde que acompanhada de documento oficial do Programa de Pós-Graduação, que certifique a igualdade da(s) cópia(s) doada(s) com a cópia digital analisada pela Biblioteca Central, no SIGA. Para maiores orientações sobre a doação, clique aqui.

Caso o autor tenha algum impedimento para divulgação de seu trabalho digital deverá verificar com o seu Programa de Pós-Graduação quais são os procedimentos no sistema SIGA.

Caso o depósito legal tenha sido efetuado antes de 12 de março de 2018 e haja a necessidade de solicitar a não divulgação do trabalho digital/impresso, o pós-graduando deverá preencher o formulário (acesse aqui) e oficializá-lo com o departamento do seu curso, conforme orientações no documento. Após preenchido, o formulário deverá ser digitalizado e enviado pelo e-mail das secretarias dos cursos para o e-mail da Biblioteca Central (memoria@ufpr.br).

Após o Depósito Legal da obra, as correções dos elementos textuais e pós-textuais serão feitas somente por meio de errata, sendo também necessário o preenchimento do documento Solicitação de Inclusão de ErrataA entrega deste documento deverá ser via Programa de Pós-Graduação à Biblioteca Central. Para verificar o modelo de errata, clique aqui.

Caso haja a necessidade da troca da obra no todo, seja impressa e/ou digital, que tenha sido depositada antes ou depois do dia 12 de março de 2018, entrar em contato pelo e-mail da Biblioteca Central (memoria@ufpr.br).

DEPÓSITO LEGAL PARA NOMEAÇÃO/INGRESSO
 DE PROFESSOR EFETIVO

1) Candidato que tenha defendido na UFPR e já fez o depósito na Biblioteca Central deve solicitar a segunda via do Recibo de Depósito Legal. Para solicitar a 2ª via do Recibo de Depósito Legal é necessário enviar para o e-mail memoria@ufpr.br o nome do autor, o título do trabalho, e o Programa de Pós-Graduação vinculado.

2) Candidato que tenha defendido na UFPR, e ainda não fez o depósito na Biblioteca Central, deve seguir os procedimentos expostos no PROCEDIMENTOS PARA O DEPÓSITO LEGAL.

3) Candidato que tenha defendido em outra instituição deve entregar (Resolução n. 66-A/16 - CEPE; art. 48):

  • 1 cópia do trabalho impresso para o depósito na Biblioteca Central da UFPR idêntico ao que foi entregue na instituição onde foi concluído o mestrado/doutorado. É imprescindível que o trabalho tenha o parecer/folha/termo de aprovação assinado pela banca examinadora.

  • Caso o candidato queira, também, entregar 01 (uma) cópia impressa da Dissertação ou Tese, como doação, para o acervo da biblioteca que atende o seu curso, deverá verificar o aceite desta obra junto à biblioteca. Para verificar os contatos das bibliotecas do SiBi/UFPR, clique aqui.

2ª VIA DO RECIBO DE DEPÓSITO LEGAL

Para solicitar a 2ª via do Recibo de Depósito Legal é necessário enviar para o e-mail memoria@ufpr.br o nome do autor, o título do trabalho, e o Programa de Pós-Graduação vinculado.

A Biblioteca Central do SiBi/UFPR não emite mais Recibo de Depósito Legal de Teses/Dissertações para a progressão de docentes e técnico-administrativos, conforme Processo 23075:073890/2015-95, RESOLUÇÃO Nº 11/12-COPLAD, RESOLUÇÃO Nº 17/04-COPLAD, RESOLUÇÃO Nº 29/15-COPLAD.

Para mais informações, entre em contato com a Coordenação da Coleção Memória UFPR na Biblioteca Central, através do endereço/contato:

Coleção Memória UFPR / Biblioteca Central
Rua General Carneiro, nº 370 – Centro – Curitiba/PR.
Telefone: (41) 3360-5237
e-mail: memoria@ufpr.br