Depósito Legal  
 Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado

O acervo da Coleção Memória UFPR localiza-se na Biblioteca Central do SiBi/UFPR, e tem por objetivo reunir, preservar e divulgar os documentos históricos e as produções científicas da UFPR, desde sua fundação até os dias atuais.

Para garantir o desenvolvimento desta Coleção, todo aluno que conclui curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) na UFPR necessita efetuar o depósito legal de seu trabalho de conclusão (dissertação ou tese), conforme Resolução n. 32/17-CEPE.

Caso o autor tenha interesse ou obrigatoriedade de entregar o Trabalho de Pós-Doutorado desenvolvido nos Programas de Pós-Doutorado da UFPR, os procedimentos a serem seguidos são os mesmos requeridos para o Depósito Legal de Teses e Dissertações.

A Certidão Negativa de Débito deverá ser solicitada conforme o Regulamento de Circulação do SiBi/UFPR.

Caso o autor tenha interesse em divulgar os dados científicos utilizados para a elaboração da sua Dissertação ou Tese, deve acessar a Base de Dados Científicos da Universidade Federal do Paraná (BDC/UFPR), e solicitar a inclusão do endereço (DOI) na Ficha Catalográfica do seu trabalho.

A Ficha Catalográfica deve ser solicitada na biblioteca que atende o seu Programa de Pós-Graduação. Para verificar como solicitá-la, clique aqui.

Seguem algumas orientações para os autores com relação ao direito autoral dos trabalhos no formato de artigo, clique aqui.

De acordo com a Resolução n. 32/17-CEPE a cópia impressa da Tese/Dissertação não é mais exigência para o Depósito Legal no SiBi/UFPR. Fica facultado aos discentes da UFPR a doação de cópia impressa de sua Tese ou Dissertação na Biblioteca Central, desde que acompanhada de documento oficial do Programa de Pós-Graduação, que certifique a igualdade da(s) cópia(s) doada(s) com a cópia digital analisada pela Biblioteca Central, no SIGA. Para maiores orientações sobre a doação, clique aqui.

Acesse os templates e tutoriais que irão auxiliar no desenvolvimento da sua tese ou dissertação. Clique aqui.

Para verificar uma síntese dos elementos essenciais obrigatórios para as dissertações e teses apresentadas no formato de capítulos (formato tradicional), clique aqui.

Para verificar uma síntese dos elementos essenciais obrigatórios para as dissertações e teses que possuem capítulos apresentados no formato de artigo (formato alternativo), clique aqui.

Caso o autor tenha algum impedimento para divulgação de seu trabalho impresso e/ou digital deverá verificar com o seu Programa de Pós-Graduação quais são os procedimentos no sistema SIGA.

Após o Depósito Legal da obra, as correções dos elementos textuais e pós-textuais serão feitas somente por meio de errata, sendo também necessário o preenchimento do documento Solicitação de Inclusão de ErrataA entrega deste documento deverá ser enviado pelo Programa de Pós-Graduação, via SIGA. Para verificar o modelo de errata, clique aqui.

 PROCEDIMENTOS PARA O DEPÓSITO
LEGAL DE DISSERTAÇÕES E TESES

ATENÇÃO: Qualquer problema com as funcionalidades do SIGA, deve-se entrar em contato com a Equipe do SIGA (siga@ufpr.br) ou com a PRPPG (cpg@ufpr.br).

O Programa de Pós-Graduação enviará o arquivo eletrônico/digital em PDF da Dissertação ou Tese ao SiBi/UFPR, via SIGA, conforme a estrutura indicada abaixo:

I - elementos pré-textuais obrigatórios:

  • Capa;
        O usuário pode utilizar a marca d'água da capa padrão UFPR ofertada pela Imprensa UFPR, clique aqui.

  • Folha de rosto;

  • Ficha catalográfica;

  • Termo/folha/parecer de aprovação com todas as assinaturas;

  • Resumo da obra e palavras-chave na língua vernácula, independente da obra ser organizada em formato de artigos, ou independente da norma regulamentada pelo Colegiado do PPG;

  • Resumo da obra e palavras-chave na língua estrangeira, independente da obra ser organizada em formato de artigos, ou independente da norma regulamentada pelo Colegiado do PPG; e

  • Sumário.

II – elementos pós-textuais obrigatórios:

  • Capítulo “Referências”, com todas as referências utilizadas na obra, independente da obra ser organizada em formato de artigos, ou independente da norma regulamentada pelo Colegiado do PPG.

DEPÓSITO LEGAL PARA NOMEAÇÃO/INGRESSO
 DE PROFESSOR EFETIVO

1) Candidato que tenha defendido na UFPR e já fez o depósito na Biblioteca Central deve solicitar a segunda via do Recibo de Depósito Legal. Para solicitar a 2ª via do Recibo de Depósito Legal é necessário enviar para o e-mail memoria@ufpr.br o nome do autor, o título do trabalho, e o Programa de Pós-Graduação vinculado.

2) Candidato que tenha defendido na UFPR, e ainda não fez o depósito na Biblioteca Central, deve seguir os procedimentos expostos no PROCEDIMENTOS PARA O DEPÓSITO LEGAL DE DISSERTAÇÕES E TESES.

3) Candidato que tenha defendido em outra instituição deve entregar (Resolução n. 66-A/16 - CEPE; art. 48):

  • 1 cópia do trabalho impresso para o depósito na Biblioteca Central da UFPR idêntico ao que foi entregue na instituição onde foi concluído o mestrado/doutorado. É imprescindível que o trabalho tenha o parecer/folha/termo de aprovação assinado pela banca examinadora.

Caso o candidato queira, também, entregar 01 (uma) cópia impressa da Dissertação ou Tese, como doação, para o acervo da biblioteca que atende o seu curso, deverá verificar o aceite desta obra junto à biblioteca. Para verificar os contatos das bibliotecas do SiBi/UFPR, clique aqui.

SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DO
RECIBO DE DEPÓSITO LEGAL

Para solicitar a 2ª via do Recibo de Depósito Legal é necessário enviar para o e-mail memoria@ufpr.br o nome do autor, o título do trabalho, e o Programa de Pós-Graduação vinculado.

ATENÇÃO

A Biblioteca Central do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná não emite mais Recibo de Depósito Legal de Teses/Dissertações para a progressão de docentes, desde que foram aprovadas, em 25 de novembro de 2015, pelo Conselho de Planejamento e Administração as alterações/atualizações em todos os formulários da Comissão Permanente de Pessoal Docente, conforme extrato da página n.º 64 do Processo 23075:073890/2015-95:

A Biblioteca Central do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná não emite mais Recibo de Depósito Legal de Teses/Dissertações para a progressão de técnico-administrativos, desde que foram aprovadas, em 25 de novembro de 2015, pelo Conselho de Planejamento e Administração as alterações na RESOLUÇÃO Nº 11/12-COPLAD e na RESOLUÇÃO Nº 17/04-COPLAD, conforme RESOLUÇÃO Nº 29/15-COPLAD.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a Coordenação da Coleção Memória UFPR na Biblioteca Central, através do endereço/contato:

Coleção Memória UFPR / Biblioteca Central
Rua General Carneiro, nº 370 – Centro – Curitiba/PR.
Telefone: (41) 3360-5237
e-mail: memoria@ufpr.br