Campanhas do SiBi/UFPR

Campanha para uso consciente da biblioteca
Biblioteca de Ciências Biológicas (2018)

A Biblioteca de Ciências Biológicas preparou uma exposição com muito humor visando despertar a atenção e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da utilização consciente do material bibliográfico e dos espaços da biblioteca. Com o objetivo de prolongar a vida útil do acervo, divertidos personagens mostram comportamentos que não devem ser seguidos ao ir a uma biblioteca e ao usar um livro.
Acompanhem periodicamente os posts de novos personagens no álbum da biblioteca, clique aqui.
Esta exposição foi adaptada de outras campanhas promovidas por outras bibliotecas como as da FGV; UFG e Univali.

--------------------------------------------

Campanha da Gentileza
Biblioteca de Ciências Jurídicias (2017)

A Biblioteca de Ciências Jurídicas promoveu a Campanha da Gentileza no mês de dezembro de 2018. Foram confeccionados cartões com a música Gentileza, de Marisa Monte e montados kits com um livro, bombom e um cartão. Servidores e bolsistas da biblioteca envolveram-se na campanha. Cada um recebeu um kit para entregar a um usuário da biblioteca. Ao abordar os usuários, nós nos apresentávamos e perguntávamos: "Posso fazer uma gentileza?" As pessoas olhavam um pouco desconfiadas e aceitavam. Muitos retribuíram com "muito obrigado", outros com "um abraço". Inúmeras frase de gratidão foram ouvidas. O objetivo da campanha foi demonstrar a gentileza de uma forma diferente em meio a correria do dia a dia. A cada kit entregue sentíamos o desejo de compartilhar com os colegas a reação da pessoa que recebeu e como cada um se sentiu. A campanha foi um sucesso e haverá continuidade no decorrer do ano. Quando você menos esperar, poderá ser surpreendido com uma gentileza na Biblioteca de Ciências Jurídicas.

--------------------------------------------

Campanha de Preservação do Acervo
Biblioteca de Ciências Biológicas (2017)

A campanha da Biblioteca de Ciências Biológicas foi lançada  na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, em outubro de 2017, e objetiva a conscientização da comunidade acadêmica da UFPR para a preservação dos materiais bibliográficos ofertados pela biblioteca. A campanha teve destaque no Boletim do Setor de Ciências Biológicas, para acessá-lo clique aqui.

 

--------------------------------------------

Campanha Caça ao Tesouro da Comunicação
Biblioteca de Artes, Comunicação e Design/Cabral (2015)

A campanha da Biblioteca de Artes, Comunicação e Design/Cabral foi lançada em 2015, em parceria com o Departamento de Comunicação e a Ponto Pasta. A campanha objetivou receber doação de livros, focando-se nos exemplares da bibliografia básica e complementar da área de Comunicação. Em troca, o doador recebeu uma camiseta com uma estampa, nas cores vermelho, verde, azul, branca e preta, e nos tamanhos P, M, G, GG ou EG. Veja as estampas clicando aqui.

--------------------------------------------

Campanha de Preservação do Acervo
Sistema de Bibliotecas (2009)

A Campanha de Preservação do Acervo foi lançada pelo Reitor Zaki Akel Sobrinho, no dia 19 de outubro de 2009 às 08:30 durante a solenidade de abertura da primeira Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

A data foi escolhida por se tratar de uma semana com quatro grandes eventos acadêmicos, o que promoveu o envolvimento de toda comunidade universitária: o 8º Encontro de Atividades Formativas (Enaf), o 8º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), o 17º Evento de Iniciação Científica (Evinci) e o 2º Encontro de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (Einti).

Durante a Campanha houve ampla distribuição de folders, cartazes, marcadores de livros, banners e informações sobre a importância de cuidar do acervo da instituição. A campanha foi voltada diretamente a usuários frequentadores do Sistema de Bibliotecas, com o objetivo de promover o respeito aos prazos de devolução e a conscientização dos usuários quanto à valorização do acervo e aos cuidados que devem ser dados ao material bibliográfico do SiBi/UFPR para sua manutenção e preservação.