Fontes de Informação Jurídica

A Biblioteca de Ciências Jurídicas da UFPR indica a seus usuários as seguintes fontes de informação abaixo. Para acessar as bases, clique nos links.

Base

Descrição

BDJur

Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça, que recolhe, preserva e divulga documentos digitais, refletindo a produção intelectual e administrativa dos órgãos participantes. É possível encontrar artigos de periódicos, capítulos de livro, teses, dissertações, decisões jurisprudenciais, palestras, vídeos de sessões de julgamento, discurso, notícias de jornais, working papers, preprints, relatórios técnicos, comunicações a conferências, arquivos de audio, conjunto de dados, entre outros, em vários formatos digitais, de interesse do Poder Judiciário.

Periódicos de Acesso Aberto em Ciências Jurídicas

Clique aqui para acessar a lista

DIALNET

Portal bibliográfico de acesso livre e gratuito que tem por objetivo dar maior visibilidade a literatura científica hispânica na internet. Conta com uma base de dados exaustiva, multidisciplinar e atualizada que permite o depósito de conteúdo em texto completo. Trata-se de um projeto de cooperação institucional que integra distintos recursos e serviços documentais. É voltado para a comunidade científica nacional e internacional interessada na produção científica desenvolvida em países de língua espanhola. Estão disponíveis: artigos de periódicos, artigos de obras coletivas, teses, livros e resenhas. Seu foco é na área de Ciências Sociais, Jurídicas e Humanas.

Tutorial: 01

Gabinete de Documentação e Direito Comparado

Portal com informação nas áreas de direito internacional, direito comunitário, direito estrangeiro e direito comparado (Procuradoria Geral da Reúbica).

International Criminal Court Legal Tools Database

Principal serviço de informação sobre diretio penal internacional. Oferecem informações jurídicas por meio de uma ferramenta eficaz para trabalhar com os casos de crimes internacionais, como: de guerra, contra a humanidade, genocídio e agressão. É uma ferramenta gratuita que visa democratizar o acesso à informação internacional sobre direito penal. Reúne a Legal Tools Database com pesquisa jurídica e materiais de referência desenvolvidos por advogados com experiência em direito penal internacional e justiça.

Tutoriais: 01 e 02

Jus Navigandi

Portal jurídico especializado na publicação de artigos e monografias em todas as áreas do direito.

LEXML

Rede de informação jurídica que consiste na sistematização e organização de bases de dados de diversos órgãos dos Três Poderes. É um portal que reune leis, projetos de lei, súmulas, resoluções, acórdãos e jurisprudências entre outros documentos do órgão Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esfera federal, estadual e municipal.

SICON

É o Sistema de Informação do Congresso Nacional. Permite acesso às bases de dados, para pesquisas de legislação federal e do Distrito Federal, jurisprudência dos Tribunais Superiores, dentre outras.

PERSÉE

Persée é um portal que foi criado para publicações digitais e periódicos científicos na área de Ciências Humanas e Sociais. Toda a coleção impressa de periódicos é digitalizada e publicada online através do portal que oferece acesso ás coleções bem como funcionalidades avançadas que facilitam e melhoram o uso dos recursos do portal. Os periódicos são selecionados por um corpo editorial, o que garante a coerência científica da coleção. O principal objetivo do projeto é disseminar a produção científica no idioma Francês da área de humanidades na internet. Considerando parte da herança francesa, as coleções estão disponíveis a todos, gratuitamente, em uma ótica de acesso livre e não exclusivo.