Base de Dados Científicos

A Base de Dados Científicos da Universidade Federal do Paraná (BDC/UFPR, disponível no link https://bdc.c3sl.ufpr.br, é o resultado de mais uma parceria entre o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), e o Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR. A BDC/UFPR visa reunir os dados científicos utilizados nas pesquisas que foram publicadas pela comunidade da UFPR em teses, dissertações, artigos de revistas, e outros materiais bibliográficos.

O C3SL e o SiBi são as unidades responsáveis pela criação e manutenção do Repositório Digital Institucional (RDI) da UFPR, já reconhecido internacionalmente. Esse repositório, agora, passa a contar com uma base de dados científicos, além da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e outras monografias; a Biblioteca Digital de Periódicos; a Biblioteca Digital de Eventos Científicos; e, ainda, a Biblioteca Digital de Imagem e Som.

A BDC soma-se ao RDI/UFPR como um serviço inovador que acompanha a tendência mundial de planejamento, gestão, produção, organização, armazenamento, disseminação e reuso de dados de pesquisa. A disponibilização dos dados de pesquisa contribui para a transparência e otimização da produção científica por meio do reuso dos conjuntos de dados e a possibilidade de novas análises e abordagens.

A equipe de gestão da BDC convida os pesquisadores da UFPR a depositarem seus dados científicos, utililizados para as pesquisas publicadas. Um dos objetivos da BDC é potencializar a visibilidade e contribuir diretamente para a internacionalização da pesquisa produzida na UFPR.

Acesse as diretrizes da BDC, clique aqui.

Para solicitar o cadastro na BDC e depositar seus dados científicos na BDC, favor escr
ever para bdc@ufpr.br.

Antes de iniciar sua submissão preencha o Plano de Gestão de Dados (PGD). O PGD é o documento que será o guia da sua pesquisa, auxiliando no armazenamento dos dados científicos pesquisados e utilizados na sua pesquisa. Além disso, o PGD auxilia os outros pesquisadores a compreenderem a metodologia utilizada por você na sua pesquisa e, também, a compreender os dados científicos submetidos por você. Para acessar o PGD, clique aqui.

Maiores dúvidas, acesse a nossa FAQ. Clique aqui.